quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rispa: Uma Mulher de Fibra

"Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de cilício, e estendeu-lho sobre uma penha, desde o princípio da sega até que a água do céu caiu sobre eles; e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite. " 2º Samuel, 21:10.
Rispa foi uma mulher símbolo, exemplo de amor a família, citada na Bíblia Sagrada. Nos dias do rei Davi houve três anos de fome em Israel, os gibeonitas tinham uma pendência com o povo resultado de uma matança feita pelo antecessor de Davi, o rei Saul. Davi consultou a Deus, (notemos que a consulta foi o porquê), e Deus falou ao rei: "É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas." 2º Samuel, 21:1. Davi tentando consertar o passado consultou os gibeonitas, (Davi deveria consultar a Deus, como consertaria o passado) os gibeonitas eram homens manhosos, já tinham enganado Israel em outra oportunidade; A astucia foi o grande golpe. Josué, 9:3-15. (Até nos dias de hoje muitos astuciosos usados pelo inimigo tenta enganar os verdadeiros servos de Deus) Visando uma vingança pediram: "De seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR. E disse o rei: Eu os darei. " 2º Samuel 21:6. Consultar a Deus é o dever de todo Cristão. Quando consultamos estranhos fatalmente erramos. Temos Deus sempre deispósto a nos ajudar. Foram enforcados os sete e deixados expostos, a mercê das feras do campo, forca era castigo aplicado aos apóstatas Números, 24:4. Rispa não ousou falar uma palavra sequer armou uma tenda com panos de cilício (saco de estopa) e guardou desde o inicio da ceifa (abril e maio) até que caísse água do céu (outubro) Aproximadamente seis meses, essa mulher tomou conta dos sete corpos, não deixando que os animais do campo nem as aves do céu chegassem perto dos corpos, os mesmos seriam decompostos por si. A boa ação chegou aos ouvidos de Davi, o qual se redimiu de seu ato. Foi dado ordem que transportassem e enterrassem aqueles restos humanos e que trouxessem aquela mãe que cuidou de seus filhos até após a morte. "Enterraram os ossos de Saul, e de Jônatas seu filho na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de seu pai Quis, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e depois disto Deus se aplacou com a terra. " 2º Samuel, 21:14. Voltou a chover na terra de Israel. Os filhos são dádivas de Deus aos pais cuide bem deles. Rispa é o mais forte exemplo de amor materno da literatura universal. Já esta chovendo em sua casa? Deus vai entrar com providencias agora.


Missionaria Alva Maria Finessi,

alva_finessi@ig.com.br

Um comentário:

  1. QUE DEUS VENHA ABENÇOAR SUA VIDA MAIS E MAIS,OBRIGADA POR COMPARTILHAR ESSAS LINDAS MENSAGENS,MAIS UMA VEZ DEUS FALOU GRANDEMENTE AO MEU CORAÇÃO ATRAVÉS DA SUA PALAVRA....BEIJOS DE SUA IRMÃ EM CRISTO QUE NÃO TE ESQUECE [cida]

    ResponderExcluir